- 1. Quem é a Nutrionix?
A Nutrionix é uma empresa francesa com mais de 8 anos de experiência em redução de sódio.
É uma empresa de inovação 100% dedicada a tecnologia de redução de sódio na alimentação.
Em 2015, a Nutrionix veio ao Brasil e se instalou na cidade de Ribeirão Preto – SP. Lá se encontram o departamento comercial e técnico da empresa.
A Nutrionix foi fundada por engenheiros e pesquisadores vindo do grupo Nestlé. Ela é controlada hoje por fundos de investimentos franceses especializados em ciências da vida (Seventure-Groupe Banque Populaire / Natixis e Turenne Capital).
- 2. Há quanto tempo a Nutrionix está no mercado Europeu e no Brasil?
A Nutrionix França atua comercialmente no mercado Europeu há 4 anos. No Brasil, ela iniciou suas atividades no ano de 2015.
- 3. Qual a relação entre a Salinor e a Nutrionix?
A Nutrionix estabeleceu com a Salinor uma parceria para a produção e introdução no mercado brasileiro do Ksalt® (sal hipossódico Nutrionix). Hoje o Ksalt® é produzido no Brasil exclusivamente na planta da Salinor em Macau-RN com o apoio técnico da Nutrionix. As instalações são aprovadas pela Vigilância Sanitária local. Além da produção, a Nutrionix se beneficia da estruturação logística da Salinor, para a entrega do produto em todo o Brasil.
Salinor é o maior produtor salineiro do país (50 % da produção nacional de sal).
- 4. Onde a Nutrionix está instalada no Brasil?
A Nutrionix está localizada na cidade de Ribeirão Preto – SP, com a presença da equipe técnica e comercial.
Além disso, ela conta com distribuidores e representantes externos em todo o território nacional (SP capital, Rio capital, Recife, Porto Alegre, Caxias do Sul, Belo Horizonte, Curitiba, Goiânia)
A unidade de produção está instalada em Macau/ RN, principal zona salineira do Brasil.
- 5. Qual a função do centro técnico de Ribeirão Preto?
O centro técnico de Ribeirão Preto – SP tem 3 funções principais:
- P&D (Pesquisa e Desenvolvimento)
- Controle de qualidade da produção
- Assistência técnica aos clientes
Controle de qualidade: a garantia da qualidade das matérias-primas selecionadas para a formulação do Ksalt® e do produto acabado
P&D. A busca permanente de novas formulações para garantir o melhor resultado sensorial nas categorias de alimentos em que a Nutrionix atua e evoluir com o mercado para mais altas teor de redução sódio. Para isso, Nutrionix Brasil conta com um laboratório de aplicações especializado. A troca de informações técnicas entre Nutrionix França e Brasil é constante, para garantir o melhor resultado possível e a troca de informações do banco de dados.
Assistência técnica aos clientes: Para orientação técnica de aplicação, testes pilotos, formulações personalizadas.
- 6. Quais são as técnicas de redução de sódio na indústria?
Existem as seguintes técnicas de redução de sódio nas indústrias:
- A eliminação do sal. É obviamente a solução mais econômica, mas ela é limitada a redução até 15%. Além deste valor o sabor é deteriorado significativamente e as funções tecnológicas do sal são afetadas no processo de fabricação.
- A formulação sensorial com aromas salgantes industriais e/ou realçadores de sabor. Implica uso de ingredientes caros e complexos de aplicação. Estes ingredientes tratam somente o problema sensorial da redução de sódio, mas não resolvam as funções tecnológicas do sal nos alimentos. Além disso, tais ingredientes tem custo alto ou muito alto que encareçam bastante as receitas.
- Substituição iônica com sais minerais. Consiste em substituir o sal (cloreto de sódio) por outros minerais com propriedades salgantes, mascaradores e realçadores de sabor. É a solução industrial mais usada no mundo (60% de Market share a nível mundial). Esta técnica tem a grande vantagem de resolver ambos os problemas referentes ao aspecto sensorial e às funções tecnológicas do sal nos alimentos tratados. Além disso, é aplicável a todas as categorias de alimentos. Essas soluções inovadoras (tipo Nutrionix) podem chegar a altos teores de redução de sódio (50% e mais). A nível econômico a substituição iônica tem também o custo mais competitivo do mercado para redução de sódio. Estes muitas vantagens expliquem o sucesso e o domínio da substituição iônico no mundo para redução de sódio.
- Soluções tecnológicas inovadoras: Importadas, limitadas nas suas aplicações a algumas categorias de produto e a produtos com alto valor agregado, muito caro até extremamente caro, ofertas ainda limitadas e difíceis de aceso.
- 7. Qual e o tipo de tecnologia do Ksalt®?
Ksalt® é baseado na tecnologia de substituição iônica mineral aliado ao controle do perfil sensorial dos alimentos.
A tecnologia Nutrionix de substituição iônica de nova geração é exclusiva com formulações inovadoras de alto desempenho que possibilitam altas taxas de redução de sódio e preservação do sabor original dos alimentos.
- 8. Por que o Ksalt® oferece o melhor da tecnologia de substituição iônica?
A substituição iônica clássica usando KCL tem limitações sensoriais devido ao residual metálico.
Ksalt® é um produto de substituição iônica, mas com formulações / blend exclusivos que permitem equilibrar o perfil sensorial no produto final e manter o sabor original do alimento assim como as funções tecnológicas necessárias no processo de fabricação.
Ksalt® é formulado especificamente para cada categoria de produto baseado no perfil sensorial e nas exigências tecnológicas de cada produto. Por isso Ksalt® propicia para cada produto a melhor performance possível da tecnologia de substituição iônica.
- 9. Qual é a diferença entre o Ksalt® brasileiro e o Ksalt® fabricado na França?
A formulação do Ksalt® fabricado no Brasil é o resultado de pesquisas e testes de desenvolvimento baseados no know-how da Nutrionix França em parceria com o time técnico do Brasil para adaptação do produto ao perfil sensorial da população brasileira e às exigências regulatórias para sal hipossódico, afim de desenvolver o melhor da substituição iônica industrial para caldos e temperos.
Este trabalho de desenvolvimento técnico feito no Brasil e na França permitiu a elaboração de uma linha Ksalt® brasileira tão eficiente quanta a linha similar da França, porém adaptada (tecnicamente, sensorialmente e economicamente) às exigências ao mercado industrial brasileiro.
- 10. Quais são as principais diferenças e vantagens do Ksalt® versus as soluções que já existem no mercado?
• Um único produto para substituir o sal e todos os demais ingredientes salgantes
• Tecnologia de substituição iônica permite atingir altos teores de redução
• Controle eficiente do sabor E das funções tecnológicas
• Simples de aplicação: UM produto só e substituição 1:1
• Rápido de desenvolvimento, produto já disponível no mercado para todas as categorias de alimentos
• Mais competitivo do mercado
• Fabricação nacional
• Aprovado Anvisa, ISO 22000, certificação food Nestlé – Unilever
• Rotulagem simplificada (clean label)
• Ingredientes minerais saudáveis e nutricionalmente equilibrados
O produto mais eficiente, mais completo, mais simples e mais econômico do mercado.
- 11. Qual a diferença de preço do Ksalt® com os concorrentes?
Os concorrentes similares tipo substituição iônica avançadas do Ksalt® são soluções importadas, com preço de compra em dólar ou euro. Isso já garante a competitividade de preço em relação aos concorrentes importados.
Com relação a substituição iônica básica somente com KCL , o Ksalt® é em torno de 40% mais caro, porém sua performance sensorial é muito melhor sem deixar sabor residual metálico. Também no caso do KCL, vale considerar que ele e usado geralmente com complementos aromáticos (justamente para tentar reduzir ou mascarar o sabor metálico) que encarecem significativamente a formulação final.
A aromatização é uma solução geralmente cara e mais cara do que Ksalt® tanto no preço de compra dos produtos quanto nos custos operacionais de suas aplicações nas receitas e nos fluxos de estoques. Estas soluções aromáticas não levam em conta as funções tecnológicas do sal e, portanto são limitadas a teor de redução sódio baixa.
A receita caseira utiliza ingredientes como aromas, realçadores de sabor, extrato de leveduras, etc. Todos esses ingredientes possuem um preço mais elevado que o Ksalt®. Além disso, tais soluções podem surgir através do reajuste da própria formulação quanto aos condimentos, por exemplo. Porém, para isso é exigida uma equipe P&D estruturada internamente, o que acarreta em custos de serviço.
Ksalt® é a solução mais competitiva, de melhor performance e mais completa do marcado hoje.
- 12. Sódio é mesmo prejudicial à saúde?
O sódio é um elemento natural necessário para o ser humano. A importância desse mineral na nossa alimentação está associada às funções vitais no organismo humano, como a regulação do volume plasmático, a condução dos impulsos nervosos e a contração muscular. De acordo com as Diretrizes de Hipertensão de (2006), a recomendação de sal é de 6 g por dia (2,4 g/dia de sódio), correspondente a quatro colheres de café rasas de sal (4 g) e 2g provindas dos alimentos naturalmente.
O consumo atual de sal chega a atingir até 15g/dia em alguns países. Conjuntamente com o excesso do consumo de sal vem sendo observado o aumento da hipertensão arterial na população, principalmente nas pessoas de mais idade. O excesso de sódio, não é a única causa da hipertensão arterial, devemos também levar em consideração todos os fatores ligados à saúde como; sedentarismo, estresse, tabagismo, excesso de peso e outros fatores dietéticos como (excesso de gordura). Além disso, dados mostram que doenças cardiovasculares são o primeiro fator de mortalidade no mundo – 165.000.000 óbitos/ano e que a hipertensão é o primeiro fator responsável por doenças cardiovasculares.
- 13. Programa de redução de sódio funciona & resolve mesmo?
Como caso de sucesso clássico, tem-se o programa de redução de sódio feito na Finlândia. Em 1979, tal país consumia em média 12g de sal ao dia. Através de pressões de organizações não-governamentais e da mídia, a população volta-se questionando o consumo excessivo de sódio. Posteriormente, o governo entra com ações indiretas na indústria de alimentos, visando a redução de sódio. Tornou-se obrigatória a inserção de selos nos rótulos de alimentos, informando ao consumidor se tal alimento possui alto teor de sódio, baixo teor de sódio ou reduzido teor de sódio e enriquecido em potássio e magnésio. Esta última pode ser usada, pois indústrias passaram a praticar a substituição iônica, substituindo o cloreto de sódio por outros sais minerais ricos em potássio e magnésio.
Hoje, sabe-se que se a população finlandesa consumisse somente produtos com ‘alto teor de sódio’, o consumo médio de sal seria em torno de 1,7g ao dia.
Estudos clínicos foram feitos posteriormente, e evidenciou-se a correlação do consumo de sódio com a pressão arterial. Observou-se que entre os anos de 1979 e 2002, o consumo de sal tinha caído de 12 para 8g ao dia e que a pressão arterial diastólica para mulheres, caiu de 95 para 75 mmMg no mesmo período. Além disso, o número de mortes por AVC reduziu em 65%.
- 14. Como vou comunicar o consumidor sobre a redução de sódio no rótulo do produto?
A LEGISLAÇÃO PARA ROTULAGEM & COMUNICAÇÃO SOBRE REDUCÃO DE SÓDIO: Ao utilizar o Ksalt® 25%, o cliente industrial deve declarar na lista de ingredientes do seu produto final dois ingredientes: sal e sal hipossódico.
Para o Ksalt® 50%, basta declarar sal hipossódico na lista de ingredientes. Isto porque a Portaria 54 define como sal hipossódico, o sal que apresenta no mínimo 50% de redução de sódio.
Além disso, há a possibilidade de utilizar a alegação ‘Reduzido em sódio’ para produtos finais que contenham no mínimo 25% de redução em sódio comparado ao produto de referência. Tal produto de referência pode ser o produto tradicional fabricado pela mesma indústria, ou então, a média de sódio de 3 produtos equivalentes existentes no mercado.
Há também as alegações ‘baixo em sódio’, ‘muito baixo em sódio’ e ‘não contém’, listadas na tabela a seguir:
- 15. Posso atingir a minha meta de redução de sódio somente com a eliminação/redução do sal?
Estudos sensórias revelam que para até 15% de redução de sódio, a eliminação/redução do sal pode ser uma boa opção.
Além de 15% de eliminação do sal, a diferença do sabor do produto final se torna perceptível para o consumidor.
Também, muitas vezes, não é somente a questão sensorial que pode limitar a redução do sal. Geralmente, o sal tem importante papel na conservação do produto final, e reduzir exageradamente o sal acarreta em deterioração do produto, não garantindo a segurança alimentar do produto final.
- 16. Qual a composição do Ksalt®?
O Ksalt® é composto de cloreto de sódio e cloreto de potássio (ingredientes obrigatórios segundo Portaria Anvisa) e de outros sais minerais com poder salgante e/ou mascarador de residual metálico.
A lista positiva de sais minerais que podem conter no Ksalt® está descrita na Portaria 54 MS/SNVS.
Além disso, o Ksalt® possui antiumectante fosfato tricálcico e ferrocianeto de sódio, para evitar o empedramento do sal nos sacos de 25kg.
- 17. Ksalt® é iodado conforme legislação brasileira?
Sim, de acordo com a Portaria 54 do PIQ do sal hipossódico, o mesmo deve ser iodado de acordo com a legislação para o sal comum. Hoje, o Ksalt® tem um teor de iodo entre 15 e 45 mg de iodo por quilograma de sal, estando conforme com a RDC n° 23/2013.
- 18. Qual e por que a diferença da formulação do Ksalt® nas suas diferentes aplicações?
A quantidade e a presença de diferentes sais minerais que compõem o Ksalt® dependem do produto final a ser aplicado. Isto porque há ingredientes diferentes para cada tipo de alimento e de perfil sensorial de alimento, que podem vir ajudar a mascarar ou não o residual amargo/metálico do KCl.
Além disso, questões tecnológicas para cada categoria de alimentos estão envolvidas, como controle da atividade de água e pH, que podem ser de valores diferentes para cada categoria de alimentos e requerem composições especificas em sais minerais .
Não existe um substituto de sal universal que pode ser aplicado em todos os tipos de alimentos; a formulação mineral para ser eficiente tem que ser adaptada ao perfil sensorial alimentício e às exigências tecnológicas do processo de fabricação.
- 19. Posso aumentar gradativamente a minha taxa de redução de sódio conforme a evolução do meu programa de redução de sódio?
O Ksalt® é um produto evolutivo que permite controlar e planejar seu processo gradual de redução de sódio.
Existem soluções Ksalt® com redução de sódio de 15 até 80 % para acompanhar no tempo todas as etapas do seu programa industrial de redução de sódio.
- 20. Qual o nível máximo de redução de sódio que o Ksalt® pode chegar?
Tal nível pode chegar até 80%, dependendo da categoria de alimentos em que o Ksalt® será aplicado.
- 21. A aplicação do Ksalt® interfere no processo de fabricação?
Não. O Ksalt® é utilizado na substituição 1:1. Além disso, os sais minerais de sua formulação são escolhidos para que este ao ser aplicado, não acarrete em nenhuma outra mudança de processo ou de formulação do produto final. Claro que pode haver exceções, mas de maneira global o Ksalt® é aplicado sem interferir no processo de fabricação.
- 22. O Ksalt® é destinado somente para as indústrias?
A marca Ksalt® é destinada para a indústria para a aplicação em produtos finais.
- 23. Qual o impacto do Ksalt® no meu custo de fabricação
O sal é o ingrediente mais barato possível, portanto redução de sódio tem sempre um custo.
As formulações Ksalt® foram desenvolvidas também levando-se em consideração a minimização do sobrecusto da redução sódio nas receitas das indústrias
Ksalt® procura manter o aumento de custo de produção nos produtos padrões a um nível médio inferior a 1%
Ksalt® é a solução de redução de sódio mais competitiva do mercado para todas as taxas de redução com preservação do sabor
Além do preço unitário direito competitivo do Ksalt®, o Ksalt® tem outras vantagens competitivas indiretas, mas importantes também:
Um produto único simplificando e barateando os procedimentos de aplicação, de compras e de logística.
Não precisa ser complementado com nenhum outro ingrediente aromático ou condimento para melhorar o sensorial do produto final