Sódio é o terceiro principal item nutricional observado pelo consumidor.

O sódio, um dos nutrientes que integram grande parte dos produtos alimentícios processados consumidos pela população, é o terceiro item mais procurado entre os apresentados no rótulo. É o que revela o levantamento realizado pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia (IDPC), em que foram ouvidos 330 pacientes em triagem no Ambulatório de Nutrição da instituição. Entre os pacientes que declararam ler o rótulo (47,3%), o teor de sódio foi verificado como critério de escolha de quase 20%, atrás apenas da data de validade, com 78,8%, e do nível de cereais integrais, com 21,1%.

 

Para o empresário Jean Marc Secondi, presidente na América Latina da empresa francesa especializada em soluções para a redução de sódio na alimentação, Nutrionix, o resultado aponta para a preocupação das pessoas em relação à quantidade de sódio em sua ingesta diária e da importância deste parâmetro hoje na decisão de compra do consumidor.  “Trata-se de uma tendência mundial que vai crescendo de maneira irreversível do consumidor de avaliar o teor de sódio nos produtos que lhe tragam segurança, saúde e qualidade, sem perder de vista o sabor”, relata Secondi. Este foco do consumidor no teor de sódio é um fato que as industrias alimentícias devem agora integrar  na suas estratégias de desenvolvimento de produto para responder melhor a demanda de seus clientes.

 

Para se ter uma ideia do quanto deve ser ingerido por dia do nutriente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda dois gramas – o que equivale a cinco gramas de sal (40% do sal é composto de sódio). Hoje, esse valor ultrapassa quatro gramas por dia.

Fonte: http://jornaldiadia.com.br/sodio-e-o-terceiro-principal-item-nutricional-observado-pelo-consumidor/